quinta-feira, 1 de abril de 2010

Aquilo que me encanta num homem

Uma das coisas que mais me encanta é um homem que sabe escrever.
A escrita masculina por norma é mais crua criando também imagens mais fortes.
Quando tenho a felicidade de encontrar alguém que realmente sabe escrever, assim que começo a ler percebo logo a que género pertence. Obviamente que uns causam mais curiosidade/impacto que outros e esta semana descobri Urbano Tavares Rodrigues.
Comecei a ler Decameron de Boccaccio, um pouco por obrigação. Já tinha os livros há mais de um ano na estante e quando olhava para eles suspirava a pensar que são 100 contos... nunca mais ia terminar de os ler. Por outro lado pesava essa lacuna na minha formação em autores renascentistas, já tinha lido Dante, Petrarca, mas faltava sempre este. Ganhei coragem e decidi que seria no inicio da primavera que iria resolver este assunto literário. A tradução bem como o prefácio são de Urbano Tavares Rodrigues e fiquei encantada com o prefácio. Lia e salivava. Fiquei cheia de curiosidade e fui logo a net a procurar informação sobre ele. As palavras sempre tiveram este efeito de rastilho em mim. Depois pensei, como é que alguém comunista e feio como uma noite de trovões pode escrever tão bem?
Tenho que admitir que vou mesmo ter que rever alguns dos meus preconceitos. Nem todos os homens que escrevem bem são lindos como o meu sapatinho e nem todos os comunistas são como o José Saramago, e ainda bem...

Sem comentários: