quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Palavras quase minhas



Ódio por ele?Não…Se o amei tanto,
Se tanto bem lhe quis no meu passado,
Se o encontrei depois de o ter sonhado,
Se à vida roubei todo o encanto…

Que importa se mentiu? E se hoje o pranto
Turva o meu triste olhar, marmorizado,
Olhar de monja, trágico, gelado
Como um soturno e enorme Campo Santo!

Ah! Nunca mais amá-lo é já o bastante!
Quero senti-lo doutra, bem distante,
Como se fora meu, calma e serena!

Ódio seria em mim saudade infinda,
Mágoa de o ter perdido, amor ainda.
Ódio por ele? Não…não vale a pena…

Florbela Espanca - Livro de Soror Saudade

A Florbela Espanca conseguiu escrever ao longo da sua vida poemas nos quais eu me revejo. Este é um deles. Existem coisas com que vou ter que aprender a viver e o amor que sinto por ele vai sempre cá estar. É óbvio que o amo, que sinto a sua falta e não há um dia em que não pense nele. É óbvio que me fez mal também. 3 vezes fui abandonada e a essas 3 vezes resisti e insisti esperneie e lutei o mais que pude. Nunca lhe pedi que ficasse comigo sempre dei liberdade para orientar a nossa relação á sua maneira, sempre confiei nele. Hoje amo ainda mas já não confio. Fui o mais tolerante possivel sempre que ouvia um sim que na realidade sabia ser um não e nunca o confrontei com aquilo que sei da vida dele, nem nunca tive o menor desejo de me dirigir ao 2 esq do número 67 de uma certa avenida em Lisboa e pedir explicações ou matar saudades, nem nunca o farei.
Ele nunca soube o quanto eu sei da sua vida, porque há coisas que guardo só para mim. Até compreendia certas mentiras, até amava alguns dos seus defeitos. Ninguém faz tudo certo na vida e todos cometemos erros eu incluida. Mas existem situações que com a repetição e o passar do tempo começamos a perceber que são traços de caracter e o abandono é um deles. Não posso mais aceitar nem lutar por alguém que quando a tempestade desaba desaparece. Não posso querer ficar com alguém que não luta por um mesmo amor que eu. Mas posso sublimar esse amor, guardar as boas memórias e tudo quanto me trouxe de bom. Posso amar á minha maneira, mesmo não o querendo. E até conseguiria ser sua amiga, ele sabe no fundo do seu coração que se um dia me procurar, será bem recebido "apesar de tudo". Ele sabe que se o encontrar na rua, atravesso a estrado sorrio e lhe dou um abraço. Ele sabe que sou sua amiga e me importo e preocupo com ele todos os dias, mesmo não o querendo mais. Ele sabe...

Sem comentários: