sexta-feira, 15 de abril de 2011

Opções


Estou sempre a dizer que o meu equilibrio está nos extremos. Vou dar um exemplo concreto, a solidariedade. Não participo em qualquer acção de solidariedade com peditórios caixinhas, bonequinhos, arredondamentos de contas, chamadas de valor acrescentado e até já dos pirilampos desisti. Parece duro?
Pois a minha opção passa por ajudar quem eu conheço. O mês passado uma amiga que cria os filhos e um dos netos sozinha e com muitas dificuldades estava desesperada porque nem dinheiro para um bolo de aniversário tinha. O neto fez 4 anos perguntou o que ia receber de prenda e ela nem dinheiro para a comida tinha quanto mais uma prenda. Nestas coisas gosto de ser uma fada madrinha, uma especie de sininho que aparece para alegrar o dia e depois desaparece. Aqui em casa sempre tive exemplos de generosidade, contei o que se passava e os pais passaram a noite a fazer um enorme bolo de bolacha como faziam para os meus anos quando era pequena. Enfeitaram com smartis e pintarolas e compraram uma vela com o número 4. Entretanto passei no hipermercado e fui direitinha á secção de brinquedos e escolhi 4 brinquedos que não foram mt caros, mas me pareceram divertidos e indicados para a idade. Embrulhos feitos cheios de laçarotes e um bolo de aniversário que não foi comprado, foi feito com amor. Enquanto eu existir e souber que uma criança faz anos e não tem um bolo nem uma prenda eu vou fazer das tripas coração para que isso não aconteça. Aquela criança eu conheço, aquela familia sei as dificuldades reais que passa e sei exactamente para onde vai o meu dinheiro.
Ontém fui confrontada com a situação de um amigo que tem a gata muito doente, internada e já foi operada. Quem tem animais como eu sabe o quanto eles dependem de nós e o quanto as clinicas cobram pelas cirurgias. A ele nunca lhe passou pela cabeça deixar morrer a sua gata com 3 anos e meio. A mim tb não passaria.
Este mês tinha decidido que como tenho estado poupadinha ia comprar uns sapatos vermelhos lindos de morrer e caros, porque o par que eu tinha já não estava bom. Mudei de ideias. O que significa um par de sapatos em comparaçao á vida de um animal?
Mais, o que significa um par de sapatos para quem tem um armário com mais de 30 pares só porque este mês não tenho nenhuns vermelhos. Pois... nada, absulutamente nada. Troco os sapatos pela vida da gata Matilde, esse dinheiro não vai parar aos meus pés mas vai ajudar a pagar as contas da clinica. São opções pessoais. Não quero com este rol dar o exemplo de boa samaritana, quero apenas dizer que se todos ajudarem o vizinho que conhecem, o amigo, que não consegue pagar aquela conta naquele mês, o animal ou pessoa que nós conhecemos e esta internado a precisar de ajuda, se calhar não existia tanta gente a recorrer a instituições a pedir ajuda. Porque ng as conhece todas e umas são mais sérias que outras. Tenho eu a certeza depois do meu dinheiro lá estar para onde vai ser canalizado? Não tenho, ninguém tem.
Mas esta noite posso adormecer com a certeza que aquela criança teve um bolo, uma festa e brinquedos, e que a Matilde vai ter mais possibilidades de recuperar. A generosidade começa por casa e por quem nós amamos.

Sem comentários: