domingo, 27 de maio de 2012

Serviço público aos casais - como organizar uma surpresa

Percebi a falta que faz um post sobre como proceder para se fazer uma surpresa á cara metade, porque muitos homens e mulheres não fazem a minima ideia de como funciona. Vamos a parte teórica: porquê uma surpresa?
  • Porque com o passar dos anos a rotina se instala e acabamos por fazer sempre as mesmas coisas, estar com as mesmas pessoas, ir aos mesmos sitios. Acontece a todos, somos realmente um "animal" de hábitos.
  • A surpresa também funciona muito bem para mostrar o quanto gostamos do outro e o quanto somos atentos aos detalhes. É mais uma pequena prova de amor.
  • Também resulta lindamente quando o nosso parceiro se sente mais em baixo ou está com problemas e o facto de saber que vai ter uma surpresa, não só o ajuda a passar uns dias a tentar imaginar o que vai ser e por isso distânciar-se da situação que o preocupa, como também na altura da dita surpresa o seu foco estará apenas ali naquele momento com aquela pessoa.
  • Outra das situações para as quais uma surpresa funciona bem, mas que deve ser usada muito poucas vzs é para emendar uma asneira. Quando houve uma discussão ou fizemos algo que já sabiamos que a outra pessoa não ia gostar, a tendência é compensar. Normalmente funciona, desde que não se abuse nos motivos pelos quais temos que compensar o outro.
Regra geral é daqui que derivam as surpresas. Existem pessoas que não precisam disto para nada, ou porque a sua relação é sempre uma novidade e funciona em modo de montanha russa, ou porque têm a sorte de ter um parceiro que simplesmente lhes pergunta se têm disponibilidade para sair naquela noite e que a partir do momento em que saem de casa podem relaxar porque têm a certeza que aquela pessoa sabe exactamente aquilo de que a sua cara metade gosta e precisa no momento, já pensaram em tudo e está organizado, e até mesmo quando aquilo que organizaram não está a correr bem têm uma optima capacidade de improviso. Isto acontece em 1% da população... para os outros 99% aqui fica este post.

Então como organizar a surpresa?

Em primeiro lugar se é para ser surpresa não se conta mesmo aquilo que é. No caso de ser algo que o nosso companheiro quer muito fazer mas não pode, seja por uma questão monetária ou de pensar que já não é logisticamente possivel, o melhor é não dizer nada. Há um concerto que ele quer muito ir vêr, mas naquele mês não dá jeito gastar esse dinheiro? Então se nós pudermos compramos 2 bilhetes (sim porque as surpresas são para serem vividas a dois) e convidamos para passear na zona onde vai ser o concerto. Quando se aproximar a hora vamos indo para o local e apresentamos os bilhetes e a surpresa está feita. Isto funciona muito bem, nos casos em que queremos apenas mimar o outro e fazer com que entenda como é importante para nós que esteja bem e seja feliz.

Nos casos de termos feito asneira, naquelas alturas em que sentimos que a relação está chata, ou que o nosso companheiro não anda bem e que teremos que fazer algo para o puxar para cima, a surpresa já não pode funcionar desta forma.
Primeiro temos que pensar naquilo que vamos fazer. Se a surpresa é efectivamente para a pessoa com quem estamos a prioridade será algo que ela goste. Dou um exemplo, se eu não ligo a futebol, mas sei que vai existir um jogo de futsal com equipas que o meu namorado goste de vêr jogar, em primeiro lugar vou confirmar o horário do jogo e comprar logo os bilhetes, só depois de ter mesmo a certeza que se realiza é que lhe digo que não se comprometa com nada no dia tal a x horas porque vai ter uma surpresa e vamos sair. A mim não me interessa nada o futsal, mas a ele sim, pelo que irei com todo o gosto porque sei que lhe faz bem. Resumo: a surpresa tem que ser algo que o outro goste mesmo e só a anunciamos quando temos a confirmação de que ela vai acontecer e já tratamos de todos os pormenores.

Depois existe a questão prática, nem todos os meses nos dá jeito fazer uma surpresa porque nem sempre o dinheiro chega. Temos que pensar bem no que vamos escolher e o preço que acarreta. Outro dos principios da surpresa é que somos nós que a pagamos na totalidade. Não faz sentido surpreender duplamente alguém com aquilo que preparamos e depois com a conta.
A ideia é pensar se tenho dinheiro p o levar a jantar ao seu sitio favorito? Se não tenho que tal se for ao primeiro restaurante em que jantamos juntos? Se também é acima do meu orçamento, que tal verificar se existe uma exposição ou uma feira a que a pessoa queira ir e eu possa pagar os bilhetes? Isto são exemplos, mas também não tem que ser por aqui. No meu caso existem coisas bem simples que funcionam lindamente como surpresa e que custam muito pouco, por exemplo:

- Que tal vêr horários e preços de um dos monumentos de Sintra e escolher um que tenha entradas acessiveis e me possam levar lá? Depois disso ir comer um pastel á Piriquita, e aqui temos uma optima surpresa para mim e uma tarde bem passada.

- Que tal ir fazer algo que já ficou para trás por falta de tempo e surpreender com isso? Por exemplo ir ao convento dos capuchos e depois fazer uma lanchinho no D. Quixote? Tudo isto continua a ser caro? Simplificamos, que tal em vez de gastar dinheiro em entradas para visitar o monumento mais o lanche fazer simplesmente uma passeio por Cascais e ir comer um gelado ao Santini? Ou ir passear para a zona do Guincho e depois passar na Casa da Guia? Ou pegar numas mantinhas, levar para a praia e abrir uma garrafa de vinho que os dois gostem, para puderem ficar ali juntos e vêr o pôr do sol?
As surpresas podem ser coisas muito simples e baratas, têm é que ser de nossa inteira responsabilidade e totalmente orientadas para o nosso parceiro.

Deixei ficar aqui estes exemplos que relamente servem para mim, mas o texto serve para muita gente. Acredito que nuitos tenham namorados\namoradas tão bons quanto aquele que eu tenho, mas que não façam a menor ideia de como organizar uma surpresa, aquilo que implica a sua organização e como o devem fazer. Espero que ajude.

Sem comentários: