sábado, 16 de março de 2013

Mulheres que Amam demais

Este era o nome de um workshop que fiz há 3 anos. Pensei antes de entrar para lá - Como é que é possivel Amar demais? O problema não é meu... os outros é que amam de menos!
Essa certeza rapidamente se devaneceu depois das horas que ali passei. Regra geral amanos demais sempre que colocamos os outros (sejam eles quem forem) primeiro do que nós.
No binómio homem/mulher, amamos demais sempre que tentamos resolver os problemas por eles. Sempre que roubamos ao nosso tempo ao nosso bem estar, tempo para o outro e não para os dois. Esquecemos constantemente que a função de uma mulher num casal, é precisamente essa - Ser a mulher. Não somos a sua mãe, a sua contabilista, a sua advogada, a sua enfermeira, a sua empregada, somos a sua mulher. E de todas as vezes que assumimos papeis que não nos pertencem, também nos sentimos no direito de requerer mais afecto, mais carinho, mais atenção para nós, porque no fundo roubamos ao nosso tempo e ao nosso descanso como individuo algo que depois queremos vêr compensado com amor. Tudo isto é errado, mas a maioria de nós continua a cometer os mesmos erros vezes sem conta, eu incluida. Mesmo sabendo de tudo isto não deixamos de tratar de assuntos que não são nossa responsabilidade. Sempre que nos dizem - Podes fazer um favor? - A resposta é sempre sim, mesmo que não dê muito jeito, é sim. E pior, quando não pedem somos nós por auto recriação que dizemos que isto ou aquilo não está bem e vamos fazer melhor, que se calhar gostava mais de jantar isto em vez daquilo, que se calhar está cansado e podemos ser nós a tratar deste ou daquele assunto. Tão culpado é um como é outro.
O problema das mulheres que amam demais como eu, é que também esperam demais do outro. Esperam atenção, esperam respostas ás mensagens, esperam entusiasmo do outro por passarem tempo juntos, esperam mimos de cada vez que fazem algo além das funções de ser apenas a mulher.
A sério que por vezes invejo as outras que não são assim, e nós como casal conhecemos vários casos. Casos de mulheres que se estão a borrifar se eles ligam ou não, que se for preciso estão um dia inteiro sem atender chamadas, que vão para a praia e quando eles ligam a perguntar onde estão para lá irem ter elas não dizem. Que quando as coisas não são como elas querem desaparecem durante dias e não dão cavaco a ninguém. Que quando lhes pedem um favor, nem querem saber o que é, porque vão a manicure, porque vão ao cabeleireiro, porque vão lanchar com uma amiga, ou porque está muito calor ou muito frio para fazerem qualquer coisa. Que quando eles chegam a casa e não há nada para comer existem 2 soluções - ou ele faz o jantar para os dois, ou ela vai jantar fora com alguém.
Estas sim, não se queixam se lhes respondem ás msg ou não, até porque existem muitos homens interessantes com quem conversar. Se não estão em casa quando elas chegam, ou se saiem entretanto? Alguma vez elas ficam á espera deles? Nem pesar, podem ir andando que elas vão sair também e nem dizem quando voltam.
Resta saber que tipo de mulheres elas conseguem ser. E com que tipo de mulher eles querem viver.
 
 
                                       
 
 
Afinal é isto que se espera quando se chega a casa, ou não é?

Sem comentários: