quinta-feira, 14 de março de 2013

Tomar - Convento de Cristo

Fevereiro foi também o mês de ir a Tomar visitar o Convento de Cristo. Já tinha uma boa ideia da cidade que conheço razoavelmente bem por numa altura da minha vida visitar alguém que lá vivia. Entretanto mudou-se e já não somos amigos. Como a maioria das visitas eram feitas depois de sair do trabalho, dava para conhecer a vida nocturna de Tomar e alguns restaurantes. Sempre vi o Convento de Cristo lá no alto a chamar por mim, mas nunca o visitei. Foi desta :-)




Eu não disse? Cá estou eu!




O Convento de Cristo é uma fortaleza única e imensa, que foi construida ao longo de 5 séculos. A construção inicial deve-se a Gualdim Pais, Grão Mestre da Ordem do Templo e apresenta caracteristicas tipicas das rotundas da arquitectura templária.




Mal entramos, encontro um Jardim fantástico cheio de estrelicias e já nem apetece sair daquele lugar.




Mas a Fortaleza que foi escolhida como sede dos Cavaleiros Templários, que teve um importante papel na reconquista esperava por nós e tivemos que abandonar o jardim, com tempo para uma última foto na escadaria que dá acesso ao interior do Convento.




Como passamos bastante tempo no jardim a restante visita foi feita em passo acelerado, comigo à frente resmungando ao Sr Fofinho que só tinhamos 1.30h para visitar todo o interior do Convento, sendo que se não estivessemos atentos corriamos o risco de lá ficarmos fechados! E ficamos....



O Convento tem bastantes pontos de interesse, que incluem a sua entrada majestosa, os murais e a charola tão raros e especiais, a nave Manuelina, os 8 claustros, a janela ornada, a cruz da Ordem de Cristo e a esfera armilar, emblema de D. Manuel I e de Portugal. No fundo tem uma mistura de vários estilos arquitectónicos que reflectem a sua longa e diverssificada história. Como apontamento histórico é dado a conhecer no decorrer da visita que foi ali que em 1581 se formou a união ibérica quando Filipe II de Espanha foi também reconhecido como Filipe I de Portugal. A união ibérica durou até 1640 e foi durante essa existência que se construiu o aqueduto.
Pensamentos meus durante esta visita... Todos os politicos Portugueses deveriam fazer uma peregrinação descalços, desde São Bento até ao Convento para se arrependerem ou justificarem terem retirado o feriado do 1º de Dezembro. Ah e transportar um chip ás costas que lhes permitisse pagar as scuts que inventaram para chegar até aqui!
A única coisa que me consola é que talvez por justiça divina se tenha escolhido bem o local para fazer esta união ibérica que nos roubou a independência e por preces dos templários nos tenha calhado um filipe I de Portugal que sofria de crises de gota e de um edema que o pregava á cama vários dias, até dizem que foi preciso abrir um buraco no colchão para que os seus fluidos corporais saissem. A cereja em cima do bolo? Ou menlhor dizendo da cabeça? Morreu com um ataque fulminante de PIOLHOS!!!
Assim off the record... alguém sabe onde pudemos encomendar umas caixas desses piolhos carnivoros? É que temos tanto politico necessitado dessa cura fulminante e eficaz...









Como vos dizia, ficamos fechados lá dentro. Fizemos a visita a uma 5f e tinham poucos turistas (e a pressa do funcionário público picar o ponto à hora exacta é sempre muita), pelo que fomos á casa de banho e começamos a ouvir fechar as pesadas portas de madeira. Tentamos procurar uma saída mas estavamos num labirinto entre corredores e portas fechadas. Até que apareceu uma funcionária do bar já de casaco vestido e mala em punho que nos olhou como intrusos! Como se estivessemos ali para roubar a honra de Portugal! A Sra berrou, o que fazem vocês aqui ???!?? Só lhe disse para ter calma, que tinhamos bilhete e estavamos á procura da saída. - Pois mas não vos avisaram que encerra ás 17.30h no inverno?
Sim, respondi eu... e vocês não fazem uma vistoria ao edificio antes de sairem?... A Sra já não respondeu e disse apenas que aquela hora teriamos que sair pela porta dos funcionários e que tinha sido uma sorte ela ter encalhado connosco! Enfim... o Convento de Cristo é maravilhoso, já o pessoal que lá trabalha...

1 comentário:

Anónimo disse...

Ahaa, its good discuѕsion concerning this paragraph at thiѕ placе at thiѕ
website, I have rеad all that, so at this time me аlso сommenting at this place.


Also visit my hοmepagе :: simply click the up coming website page