segunda-feira, 25 de março de 2013

Viagens na minha Terra - Guimarães II

Então não é que estou quase de abalada para o Minho e ainda não fiz o post da 2º parte da visita a Guimarães? O ano de 2012 não foi fácil e houve muita coisa que não foi feita para poder fazer outras. Ainda assim cá vai a II parte de Guimarães.

Vertente prática. O Minho é muito mais frio de inverno que Lisboa, como é de calcular... Bom, o meu adorado alentejo também, com a diferença que tem um frio seco e normalmente sem vento, o que para mim é mais fácil de suportar. Por motivos familiares nós vamos ao Minho durante o inverno ou principio da primavera, pelo que é mesmo necessário um bom casaco, echarpe ou cachecol, luvas e um gorro. Eu como tenho a pancada por chapeús só uso gorro em sitios com neve. Por isso se forem entre os meses de Novembro a Abril, vão sempre preparados com roupas para inverno rigoroso.




Levem calçado confortavel, ténis, botas rasas, sabrinas, porque toda a cidade de Guimarães é feita para andar a pé, tem muito que vêr e muitas lojinhas tradicionais onde parar.




Se vão andar um dia inteiro, têm que ter energia para as subidas de Guimarães e não perder o calor interno, ou então se apreciarem as coisas boas da vida (nem precisam ser gulosos), passem na loja de chocolates Arcadia e abasteçam-se para o caminho. A loja fica mesmo na praça principal em direcção à igreja.





É que a cidade tem mesmo muito que vêr...






Quando chegou a hora de jantar, optamos por um dos mais tradicionais restaurantes de Guimarães, O Arco. A comida era boa, o ambiente simpático e os preços acessiveis, não pagamos mais de 30 euros num jantar para dois com vinho incluido. Pelo que constatei os preços da restauração em Guimarães são muito razoáveis e durante o dia existem vários sitios onde se comem sopas, quiches, baguetes, sandes de panado que dão sustento para um dia inteiro a baixo custo. Só gasta mais quem quer.




Guimarães é um sitio muito perigoso para as mulheres (no meu caso, para o homem, visto que ele foi a ourivesaria comprar uns brincos para a menina), não como Valença ou Viana do Castelo, mas está lá muito próximo em termos de variedade e originalidade.




Se ao final da tarde já estiverem cansados de bater sola e vos apetecer um chá bem quente num sitio muito confortavel e bonito, recomendo o Salão de Chá Secret Garden na Rua de Santo António.




Não apetece sair de lá!



Tentador não é?




Continua....














Sem comentários: