sexta-feira, 24 de maio de 2013

Gerês - Nossa Sra da Peneda



Entramos no Gerês pela porta de Lamas de Bouro.





O caminho até ao Santuário da Sra da Peneda foi feito com a companhia de muita bicharada. Vacas, cavalos e cães Castro Laboreiro ou do Soajo.




Quando cheguei ao recinto do Santuário a sensação que tive foi: O que é que eu estive a perder estes anos todos? Porque é que não vim cá antes? Nunca imaginei que fosse tão belo. Que me perdoem aqueles que adoram ir a Fátima, mas este Santuário nem tem comparação com aquele que mais tem peregrinações no nosso país. Para conhecer a Sra da Peneda, se fosse preciso eu ia a pé.


E as velas foram compradas, para acender uma por cada familia, uma pela minha mãe e uma pela avó dele.


Ficamos uns 45 minutos sentados na única esplanada onde se pode tomar café, a do hotel do Gerês, e com a melhor vista para o Santuário. A energia que ali se sente e todo o bem estar é surpreendente. Nem nos apetecia sair dali.


Mas era altura de visitar a Sra e como sempre lá fui eu indicando caminho escadas e escadas e escadas acima....


Tal e qual um anjinho lol


Existem alturas em que ficamos baralhados, não sabemos se olhamos para o monumento se para a peneda, as cascatas, ou as aldeias em volta. É tudo tão presente e tão harmoniosamente esmagador!


Informações gerais...O Santuário de Nossa Senhora da Peneda está localizado na freguesia de Gavieira, Arcos de Valdevez,  construído entre os finais do séc. XVIII e o terceiro quartel do séc. XIX.

A igreja foi terminada em 1875. Frente à igreja encontra-se o escadório das virtudes, com estátuas representando a Fé, Esperança, Caridade e Glória, datado de 1854, obra do mestre Francisco Luís Barreiros.


Quase, quase que apanhava o Fofo na minha objectiva.


Neste Santuário até as flores nascem das pedras...


E agora, escadarias abaixo, para depois de ver as 20 capelas ir escadarias acima...


Após um largo triangular onde se situam os antigos dormitórios para os peregrinos (hoje transformados num hotel), o santuário desenvolve-se numa alameda arborizada em escadaria, com cerca de 300 metros e 20 capelas, com cenas da vida de Cristo (Natividade e Paixão). Uma das capelas ostenta uma inscrição que atesta ter ela sido oferecida pelo negus da Etiópia. Ao fundo da alameda, numa praça circular, situa-se um pilar oferecido pela rainha D. Maria I.




 

Sem comentários: