quinta-feira, 26 de junho de 2014

Schopenhauer - eu até nem gosto dele mas...

Foi o único que me deu a definição exacta da personificação da inveja nesta pessoa que eu cá sei. Pessoalmente tenho uma péssima ideia de Schopenhauer. Não era nem de longe um dos melhores filósofos do seu tempo, extremamente retrógrado e com uma péssima relação com as mulheres, sem qualquer noção e\ou interesse sobre o mundo feminino. Não admira que fosse um frustrado nos amores. Talvez por tudo isto fosse aquele que melhor poderia dar uma definição da inveja...
Tal e qual como esta mulher que hoje ocupa o meu pensamento. Feia por fora e por dentro, desinteressante, de fraca inteligência e com um sentido muito apurado no que diz respeito á comparação da sua vida, com as demais. São os namorados e maridos das outras, que não têm comparação possível porque ela não tem nenhum e este é mesmo um daqueles casos clássicos em que se tivesse, passaria a gastar metade da energia a invejar a vida das outras. Sim, porque não são só os afectos... e os carros que as outras conduzem? É coisa para a deixar para a deixar com uma crise de vesicula. As roupas que usam, o dinheiro que têm, a vida social e as viagens que fazem. Tendo em conta tanto a invejar, tenho para mim que a criatura neste momento já deve ter os ácidos todos trocados e bílis a circular pelo coração.
 
 

Sem comentários: