segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Guia de Amesterdão - como chegar?

Assim que chegam ao aeroporto e se o vosso hotel ficar na cidade de Amesterdão o objectivo será sempre comprar um bilhete de comboio para a central station. A zona das chegadas do aeroporto de Schiphol é também o átrio da estação de comboios. Assim nem precisam de sair do edifício para comprarem o bilhete. Existem várias máquinas onde o podem comprar por 4 euros, mas se a vossa fluência em holandês for tão nula quanto a minha vão ter alguma dificuldade em perceber as instruções que a máquina vos dá. Juntem isso ao facto de os comboios terem vários destinos, sem sabermos qual deles no seu percurso pára obrigatoriamente na central station e vão de certeza parar ao guichet onde podem colocar as vossas questões e comprar o bilhete com um assistente pelo custo de 5€, que vos indica qual é a plataforma onde devem aguardar pelo comboio e qual o número do mesmo. 


E 15 minutos depois chegam aqui à central station! Esta é a parte mais fácil, pois basta sair da estação para encontrar logo do outro lado da rua o posto de turismo e ao lado o balcão da GVB que é a companhia de transportes públicos onde podem comprar os vossos passes ou bilhetes únicos para todos os meios de transporte. O mais certo é sabendo a zona onde fica o vosso hotel que vos indiquem que é melhor comprar um bilhete único de eléctrico, que tem o custo de 2.80€ e qual é a paragem onde devem sair. Depois é só passar novamente para o outro lado da rua e apanhar um dos eléctricos que passem nas linhas A ou B conforme a zona onde estão hospedados.
Isto foi aquilo que nós fizemos, mas percebo que muita gente tem pressa em chegar a Amesterdão e agarrar uma bicicleta. Quanto a isso devem ficar com a ideia de que se não são ciclistas experientes e se têm bagagem como troleis ou sacos em vez de uma mochila que levem ás costas, se pode revelar uma péssima ideia. É que as bicicletas são aos milhares e em todos os sentidos e não conhecendo a cidade tem que se ir parando para perguntar direcções. Fazer tudo isto ao mesmo tempo que se tenta equilibrar as malas na bicicleta pode corresponder a uma ida ao hospital em vez de um check in no hotel.

Sem comentários: