terça-feira, 4 de novembro de 2014

Guia de Amesterdão - aquilo que todos querem saber

Agora que o roteiro turístico ficou completo, falta um ultimo post sobre aquilo que todos perguntam - coffee shops e red ligth district.


As coffeeshops são espaços onde se compra e fuma erva e marijuana. Em Amesterdão é legal o consumo dessas substâncias, mas apenas nestes espaços. Se forem apanhados num bar, numa discoteca ou na rua a fumar erva, vão presos. Tão simples quanto isso. Então se tiverem curiosidade em conhecer uma coffeeshop ficam a saber que a erva se compra ás gramas, sendo que um comprador pode adquirir o máximo de 10 gramas numa compra, o que já é muitíssimo. Depois eles dão as mortalhas e os filtros e devem fazer os vossos "pipes" ali mesmo enquanto tomam um café e fumam tranquilamente. Nas coffeeshops não é permitido fumar tabaco normal e tem obrigatoriamente que se consumir uma bebida. Chá, café, sumo, água, seja aquilo que for, mas sem álcool. Foi uma surpresa para mim saber que eles não misturam erva com álcool, quem quiser uma bebida alcoólica terá que ir a um café normal onde não pode fumar erva. Podem pensar - ah isso é tudo muito interessante, mas eu não sei fazer um charro, nunca percebi como se enrola erva, como vou fazer? Bom, eu também nunca fiz um charro na minha vida, mas se quiserem mesmo experimentar a maioria dos locais além de vender à grama também vende apenas 1 charro já feito e podem escolher a intensidade dele conforme a experiência que quiserem ter. Se forem como eu e não fumarem, mas ainda assim têm curiosidade em aproveitar esta liberdade que a cidade permite podem sempre comprar uma fatia de bolo ou um muffin na coffeeshop que o efeito será o mesmo, já que tanto quanto sei conseguem extrair um óleo da erva que utilizam na confecção do bolo.


O red ligth mais não é que todo um quarteirão ligado à prostituição que também é legal na Holanda desde o ano de 2000. Tem as suas regras - não tirar fotos às montras onde estão as prostitutas - não haver sexo na rua e não ficar do lado de fora das montras a perturbar o trabalho de quem lá está. Tanto quanto me explicaram só existem montras de mulheres e travestis. As montras femininas têm apenas luzes vermelhas a dos travestis já tem uma luz azul. Parece que foi necessário implementar este sistema, porque muitos senhores não sabiam perceber a diferença e eram apanhados a fugir das montras ainda de calças em baixo...
Então não são adeptos de prostituição... e o que vão lá fazer? Acho que o mesmo que a maioria dos turistas, percorrer as ruas e perceber como funciona e conhecer aquele ambiente. Além das montras, existem cafés, restaurantes e bares normais nesse quarteirão. Se forem em casal e quiserem fazer um programinha picante juntos têm sempre sex shops para visitar, cabarés normais e coisas mais alternativas como peep show, ou a famosa casa rosso. Por 40€ por pessoa, a entrada neste espaço oferece um palco com sexo ao vivo 24h. São casais que trabalham para a casa rosso e que têm relações sexuais com uma plateia de gente a assistir. Quando um casal termina, vem logo outro. Atenção que isto não tem nada que ver com aquilo que se faz em feiras de sexo quando se chama os clientes para intervir. Aqui funciona quase como se fossemos ver uma peça de teatro onde estamos sentados no nosso lugar e tudo se desenvolve num palco à nossa frente, sem que haja interacção física entre os actores e os espectadores.

Tudo isto são informações gerais sobre temas dos quais muitos têm curiosidade. Não vos vou dizer o que é que eu fiz exactamente em Amesterdão. A ideia é cada um construir a sua propria experiencia de acordo com aquilo que gosta e está disposto a experimentar. De resto Amesterdão é como Las vegas... what happens in Amesterdam stays in Amesterdam.


Sem comentários: