quarta-feira, 6 de maio de 2015

Azaruja - ou almoçar no Bolas

A Azaruja é uma pequena aldeia alentejana, com um grande restaurante - O Bolas. Depois de termos visto a reportagem da tvi fomos experimentar os famosos lombinhos de vaca do restaurante.
Encontrar o Bolas é super fácil, visto que a aldeia é tão pequenina.


Fica no largo frente à praça de touros


Ou na esquina da rua que vai para a igreja.


E o que é famoso no Bolas? Além dos lombinhos de vaca, as migas de espargos e a sopa de feijão com poejo.

E os lombinhos são mesmo maravilhosos. Claro que Sr Fofinho reclamou que 1 dose para 2 era pouco e que comia bem 1 dose sozinho. É uma questão a ter em conta, visto que cada dose custa 18 euros e se forem comilões talvez seja pouco.



O Ao virar da esquina recomenda.


1 comentário:

Anónimo disse...

Azaruja é uma aldeia completamente abandonada onde se encontram pessoas muito simpáticas e por vezes o oposto também. Aqui reina a cultura da caça e das touradas que é talvez o aspecto menos positivo. A aldeia exibe uma grande pobreza, não existe quase nada, 1 caixa multibanco, 3 ou 4 cafés, 1 farmácia, 2 ou 3 minimercados e o famoso restaurante Bolas. Dos 3 ou 4 monumentos existentes todos se encontram em ruínas incluindo a central praça de toiros que pertence a uma snob familia da Azaruja que pelos vistos nada faz para ajudar a valorizar esta simpática terra.
Um local interessante, a Ermida de N. Sra do Carmo encontra-se igualmente ao abandono.
As estradas estão na sua maioria em mau estado e nem sequer existe um posto da GNR activo, isto é, ele existe mas não tem policias, caso seja necessário terão de vir de Évora que fica a quase a 20 km. Não se compreende como é que esta terra que quase não vem assinalada no mapa está em absoluto esquecimento e descuido quer ao nível urbanistico ou do pouco património que possuiu, algo se deveria fazer para dinamizar este lugar antes que se torne uma zona cada vez mais triste e abandonada. Azaruja é uma terra com tradição na produção de Cortiça onde existem algumas fábricas e possuiu uma Junta de freguesia que acumula o posto dos correios e no geral a imagem de descuido é baste notória. A uns bons km existe a abandonada estação de comboios, num lugar isolado onde se anuncia um futuro museu da cortiça que pelos vistos é apenas um sonho que parece ter já uns bons e largos anos...
Atenção governo, atenção Câmara Municipal de Évora.