quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Gent ou Gante ou a capital da Flandres

Tantos nome para uma só cidade, que fez parte do condado da Borgonha.




Mais do que factos históricos que todos podem consultar no google interessa-me dar a opinião daquilo que por lá vi e senti. O sentimento foi mesmo de frio. Esta foi de certeza a cidade mais gelada que já visitei. Tem um ar muito cinzento devida à pedra dos edifícios e nesta altura do ano fazia lembrar o nosso Porto. Depois é super cosmopolita e menos virada para o turismo do que Bruges ou Bruxelas. Tem 3 imponentes catedrais praticamente todas seguidas umas às outras e em nenhuma delas se pagou entrada, provavelmente porque estavam todas em restauro. Tudo se conhece bem a pê. Talvez precisem de se deslocar de transportes de e para a estação de comboios como foi o nosso caso. Cada bilhete de eléctrico custa 3 euros.





Tem dezenas de restaurantes e ruas com muito comercio local. A rede de transportes é ampla, mas as informações estão todas em holandês o que obriga a redobrada atenção às indicações se não forem fluentes na língua como é o meu caso. De resto andar nas ruas de Gante é o caos. Funciona tudo ao mesmo tempo e ao mesmo nível. Eléctricos, autocarros, peões, bicicletas, tudo no mesmo piso e sem grande respeito pelos sinais.



E uma vez em Gante há que provar as suas aguarias. Neste caso antes de comer este doce chamado nariz de Gante tive que o experimentar e é melhor na boca do que na cara! Aqui fica uma dica, caso queiram provar este nariz, comprem um saquinho nas bancas de rua que sai a metade do preço do que nas lojas de doces.


Sem comentários: