sábado, 13 de maio de 2017

Passadiços do Paiva

Sim, desta vez tenho muitas fotografias porque é realmente difícil escolher as preferidas. É tudo tão bonito, tão verde com tanta água que a selecção se torna complicada.


Esta foto foi fácil... inicio do percurso, bom tempo, nada cansada. Ainda me conseguia manter sorridente e penteada.




Como sabem todos os meus posts sobre passeios ou viagens são práticos, por isso aqui vão encontrar aquilo que eu gostava de ter lido ou sabido antes de embarcar nesta aventura. Em primeiro lugar os passadiços estão totalmente reabertos, depois do incêndio que ocorreu em 2016, pelo que já podem fazer o percurso total. A informação geral é que percorrem 16km se fizerem ida e volta. Está errado - são exactamente 17 km e 200 metros aos quais devem acrescentar mais qualquer coisinha para uma ida ao bar ou casa de banho e ter em conta que o estacionamento não é logo na entrada do parque.








Existe mais ou menos a meio do percurso esta praia fluvial onde podem descansar e fazer um picnic. Se vão com menos tempo para aproveitar o local e não querem parar para almoçar, não se esqueçam de levar - água, comida energética, fruta, pão com qualquer coisa que gostem, umas barritas de cereais, ou chocolate. Acreditem que vão precisar caso decidam fazer os 18 km. Se forem no pico do verão podem levar toalha e fato de banho, caso tenham coragem para nadar naquela água gelada. Nem vale a pena falar em protector solar, seja qual for a época do ano pois não?











As visitas têm que ser marcadas pelo menos na véspera e por isso mesmo têm que já ter decidido qual a margem pela qual vão entrar. Aqui fica a dica - se quiserem fazer o percurso dos 18km é melhor entrar pela margem da espiunca que é mais plana e tem menos escadas para regressar quando já estiverem na recta final do passeio. Se quiserem apenas fazer 9km então a melhor entrada é pelo Areinho. Vão descer as escadas em vez de subir e depois a maioria do percurso é feito em recta até à Espiunca. Uma vez nessa margem têm táxis que vos cobram cerca de 5 euros por viagem (não é um preço tabelado, é uma média por isso convém confirmar) e vos leva de volta ao vosso carro que está no parque do Areinho.





Seja qual for a vossa decisão neste passeio impera sempre o bom senso.Não têm que ir em modo maratona oplimpica, nós levamos cerca de 6h com as devidas paragens para fazer o percurso. Ainda assim se têm dificuldades de locomoção não vão. Se têm baixa capacidade fisica, reconheçam isso, melhorem e vão noutra altura. Se têm crianças pequenas não vão. Mesmo que optem pelo percurso mais fácil vão ter que descer cerca de 800 degraus. O Parque não permite a entrada de carrinhos, pelo que a logistica com uma criança de colo é complicada e com uma criança, que já ande sozinha e se mexa por todo o lado perigosa.






Fim do percurso - desgrenhada e de língua de fora, mas fiz os 18km!

Sem comentários: